Atendimento terapêutico em sexualidade para casais

A escolha de ter um (a) parceria para a vida, é uma construção social. No início da história dos casamentos, essa união não era motivada pelo amor, mas por interesses entre famílias.

A escolha de ter um (a) parceria para a vida, é uma construção social. No início da história dos casamentos, essa união não era motivada pelo amor, mas por interesses entre famílias.

O casamento acompanhou as mudanças de hábitos impostas pela evolução da História e desde o século XX o casamento vem sido estruturado no amor.

A emancipação feminina alterou as estruturas das relações e do casamento. A mulher conquista o mercado de trabalho e a chegada da pílula anticoncepcional vai permitir que ela se entregue de forma mais erotizada aos encontros sexuais.
O sexo é uma parte importante da vida do casal, embora não tenha a mesma importância para todas as pessoas.

 

“O erotismo é uma das bases do conhecimento sobre si mesmo, tão indispensável quanto a poesia”.

-Anais Nin-

O sexo é alegria
Os estudos mostram que casais felizes têm uma boa vida sexual. Além disso, os casais que conversam e compartilham um tempo juntos têm uma vida sexual melhor.

Terapia Sexual para casais
Devemos considerar que o mais importante é perceber como o sexo se encaixa no relacionamento com o passar do tempo, o que pode mudar e que tipo de relacionamento existe. Se a comunicação entre o casal e a passagem do tempo mudou o relacionamento, provavelmente também mudou a vida sexual.

Conhecer o outro e a si mesmo é uma tarefa que nunca termina. Com a sexualidade acontece da mesma forma: é fundamental continuar ouvindo e aprendendo.
A terapia sexual não existe somente para quem está com problemas! Ela também ajuda o indivíduo a conhecer melhor o seu próprio corpo e obter recursos para aprimorar sua sexualidade e vida sexual.
O meu papel como sexóloga é entender as questões do casal e o indivíduo, acolher e orientar aplicando as ferramentas mais adequadas .
Trabalhar a sintonia sexual do casal e no conhecimento e desenvolvimento sexual individual, é o meu papel. Tenho como objetivo proporcionar melhoras da sexualidade como um todo: fisicamente, psicologicamente e emocionalmente.

Quando é aconselhável terapia com o sexológo?

  • Presença de disfunções
  • Traumas e bloqueios
  • Dor durante a relação
  • Desconexão sexual entre o casal
  • Dificuldade em sentir prazer
  • Ausência de desejo sexual
  • Falta de conhecimento sobre o sexo, sobre o próprio corpo e o corpo da parceria.
  • Falta de comunicação com a parceria
  • Entre outros
 

RENATA DIETZE SEXÓLOGA
RUA GUAJAJARAS, 910 – SL 616 – CENTRO – BELO HORIZONTE – MG

pt_BRPortuguês do Brasil